
Um grupo de amigos que cresceram vendo a guerra frente a frente resolve documentar o que está acontecendo em 1999, quando o conflito parece finalmente ter um fim. E agora? Quais as suas expectativas? E da sociedade em geral? O grupo não só mostra os acontecimentos, como participa ativamente de ações sócio-políticas que venham a fazer alguma diferença naquela sociedade morta e sem voz.
Todos os jovens do grupo contam algumas histórias pessoais que tenham alguma relação com a guerra em si. Na verdade, a vida deles é toda entrelaçada por essa falta de perspectiva, desde suas infâncias. Eles também se preocuparam em mostrar o impacto de tanto sangue sobre uma geração. Muitos perderam amigos (em homicídios ou suicídios), os jovens se drogam na rua, crianças de oito anos fumam na esquina.A trilha sonora é bem interessante, mostrando de fato o que se ouve e que música se faz em Kosovo.
"A Normal Life" também é uma boa pedida para quem não tem muito conhecimento sobre Kosovo (assim como eu não tinha até assisti-lo), que há séculos não sabe o que é paz. Há todo um histórico de conflitos entre os povos residentes no território, que sempre pertenceu à Sérvia, mas a população era em sua esmagadora maioria composta por albaneses (90%). Apenas o resto minoritário é de origem sérvia. Em 1989, com a queda da Iugoslávia comunista (a exemplo da ex-URSS) os albaneses de Kosovo resolveram proclamar independência do território em relação à Sérvia, sem sucesso. Desde então Kosovo entrou em uma intensa guerra civil, e é o aparente "fim" de tal conflito (a independência) que é brilhantemente retratado em "A Normal Life" pelos sete jovens, também personagens principais do documentário. Muito simpáticos e inteligentes por sinal.
A parte mais emocionante, e talvez a única feliz de todo o filme é a desejada e enfim realizada eleição presidencial. A jornalista Garentina, minha "personagem" favorita, chora ao votar.
Indico o site oficial de "A Normal Life". Já no começo vocês irão simpatizar com a atmosfera de gente que tenta fazer a diferença social. É possível fazer download das músicas. Uma mistura de rock (parecido com new metal e Rage Against the Machine) com vocais que lembram aqueles típicos do Oriente Médio. Uma mais lenta também, muito bonita.http://www.anormallife.com/
Com tanto drama na vida real...
2 comentários:
olha esse filme aí de crítica social..massa...um curta documentário
olha esse filme aí de crítica social..massa...um curta documentário
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=647&Exib=1
Postar um comentário