sábado, março 24, 2007

GOD SAVE THE PUMPKINS


Eu estava tendo uma conversa com a Carol e percebi que realmente adoro listar as coisas! Não é que eu goste de hierarquias, sou totalmente contra isso no plano social, mas como arte é questão de gosto, não vejo problema nenhum nisso, afinal é apenas uma opinião minha.

Estávamos falando nos Smashing Pumpkins e em como, quase que pateticamente, nenhuma banda consegue, ao nosso ver, ao menos empatar com a antiga banda de Billy Corgan. Nenhuma! E surgem milhares de bandas todos os anos...
Não é uma questão de cegueira de fã, é questão de analisar e simplesmente notar.

Terá Billy Corgan uma fórmula especial para pôr letras tão lindas em cima de riffs e solos perfeitamente originais? Ou será apenas a química perfeita entre um grande compositor sensível, um guitarrista bastante técnico da mão pequena, uma grande baixista quase-albina estranha e um baterista tímido, mas que bate forte e eficientemente? Estamos longe da resposta.

Smashing Pumpkins no topo. Vejamos quais as outras bandas que fazem meu coração surtar. Na ordem que vier na cabeça, e esse deve ser o meu gosto mesmo.

Placebo, a única grande banda à qual eu já tive o privilégio de assistir ao vivo. Brasília, Abril de 2005. Eu fui a primeira a ver Brian Molko, vestido de branco, alegre e fumando. Por uma fresta eu o vi, o maior compositor de rock inglês de todos os tempos (que responsabilidade dizer isso)! Eu não gosto de rock n'roll simplesmente. Eu gosto de rock alternativo, pois o rock "normal" atual é uma merda. O rock n'roll mesmo, aquele dos anos 60, era bom, até o que tocava nas rádios. E eu não consigo pensar em nada melhor que Placebo nos dias atuais (a Smashing Pumpkins já acabou).
Brian Molko é um homenzinho baixo (como eu - os baixos não são tão piores assim), gay, muito gay, tem uma voz estranha porém afinadíssima, capaz de cantar em vários timbres, tons e gemidos perfeitos (nada exagerado). O cara escreve sobre qualquer coisa de forma poética e criativa. Ele fala de amor, de família, de amigos, de sensações, de sexo, de política, de nostalgia, de tudo! - sem perder a linha.

Agora Kings Of Convenience veio à minha cabeça. Mas eles são uma dupla e tocam apenas violão. Então não vale, estou falando de bandas, especialmente bandas de rock ou na qual haja ao menos um guitarrista, um baixista e um baterista (Se fosse no geral viriam os Kings).

Beatles. O motivo é muito óbvio. Eles não necessitam de comentários, necessitam? Só digo uma coisa: odiava Beatles quando criança.

Radiohead. Thom Yorke é um gênio e acho que isso basta.

Manic Street Preachers. Em pouquíssimo tempo os caras viraram meus ídolos. Como disse o Nivandro, eles falam de política "sem serem panfletários" e também sem serem agressivos; suas músicas são realmente harmônicas, bem sentimentais, bem profundas. A voz do James é especial, os refrões são sempre bastante empolgantes.

Sixpence None The Richer... não é rock, mas é uma banda completa, então vale. Como definir Sixpence? Já escrevi um post inteiro só sobre eles, quem quiser ler procure há uns cinco meses atrás neste mesmo blog. É puro sentimento, só.

Magic Numbers. Os gordinhos fazem um som folk muito técnico, perfeito, lindo. Os vocais e backvocals são perfeitamente encaixados... É ótimo ouvir MN, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada...

Belle & Sebastian. Ah, eu não gosto de tudo que eles fazem, mas é uma das melhores bandas da Europa da atualidade, apesar de dar sono às vezes. Tenho vontade de bater em quem fala mal de B&S. É a música mais fofa do mundo.

I Love You But I've Chosen Darkness. QUE BANDA É ESSA!!!!!!! Eu nem sei como falar deles, é uma banda nova mas que com um único álbum já conseguiu entrar para todo o sempre na minha lista de melhores.

Cake. Cake é muito, muito alternativo, apesar de não usar elementos eletrônicos (pelo contrário, a marca da banda são os solos de trompete). É muito bom, principalmente musicalmente (apesar de as letras também não ficarem para trás).


Camera Obscura. A voz da vocalista é irresistível.

Editors. Admito que acho o vocalista muito sexy (eu DIFICILMENTE olho um artista por esse lado), mas o acho muito mais pelo seu lado fofo, com cara de artista competente, sério, do que por qualquer outro fator. Ele é lindo, mas as músicas de sua banda são mais lindas ainda.

JJ72. Eu fico imaginando que tipo de influências essa banda pode ter. Eles tocam diferente, o vocalista canta diferente, eles, fisicamente, são diferentes (estranhos), a sensação que a música deles causa é diferente... enfim, diferente de tudo! Escutem e comprovem.

Keane. Melancolia necessária e tristeza sincera costuradas em belos arranjos de piano e voz.

Outras bandas que eu, analisando tudo (a parte métrica da letra, a mensagem, a parte musical em si, incluindo, até certo ponto - também a técnica) admiro e adoro:

-Idlewild
-Los Hermanos
-Parafusa
-Secos e Molhados
-Broken Social Scene
-Cooper Temple Clause (essa eu descobri agora praticamente)
-Pato Fu
-Flaming Lips
-Arcade Fire (menção especial)
-The Smiths
-Coldplay
-Travis
-Cranberries
-Killers
-U2
-R.E.M
-The Strokes
-Queen
-The Artict Monkeys
...
-Pink Floyd (mais por admiração do que por adoração)
-Paralamas do Sucesso (idem)
-Pixies (idem)
-White Stripes (idem)
-Oasis (idem)
-Gram (idem)
...
-Led Zeppelin
-Mutantes (não curto, mas os caras deram passos enormes no experimentalismo e isso é admirável)


PIORES BANDAS:
Eu não vou perder meu tempo aqui dizendo que Charlie Brown Jr e CPM 22 são bandas horríveis, assim como essas bandinhas da moda, as EMO, do tipo Simple Plan e afins.
O que vou listar são as bandas que tentam ser cult e fingem ser boas e intelectuais quando na verdade não passam de marketing, aparência, chatice ou barulho:

-Yeah Yeah Yeahs (Aghhhhhhhhhhhh! Banda super cultuada pela crítica, metida a chique... uma grande m...)
-Kaiser Chiefs (Todas as músicas são iguais)
-The Rasmus
-Linkin Park
-Korn
-Guns N' Roses (medíocre e brega)
-Todas as bandas de trash, death e não sei mais o que "metal"
-Evanescence
-Scorpions (nunca vi nada mais brega e deprimente)
...
-E as obviamente péssimas: bandas estilo Good Charlotte (mas essas pelo menos não se metem tanto a música)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oie mocinha... olha eu aqui dinovo rs

Bem um post totalmennnnte pessoal rss

Eu particularmente não conheço a fundo a maioria das bandas que cito.. mas ja ouvi algumas coisas... e não duvido do seu bom gosto.. mas Smashing Pumpkins é uma banda COMPLETA de VERDADE ... unico Cd DUPLO( Mellon Colli and the Infinite Sadness ) que ouso de cabo a rabo e quando acaba fica aquele gostinho de QUEROOO MAISSSSS hahaha

Agora no meu topo fica LOS HERMANOS rss vc sabe né paixão é paixão rss mas com certeza logo dps vem Smashing Pumpkins e RadioHead claroooooooooo

Bom foi um comentario rapido mas valeu né

fica com DeuS

te adoroo
bjsu