
Tenho tido a oportunidade de assistir a excelentes concertos musicais devido ao meu curso de Licenciatura em Música. Por exemplo, vi um tributo a Carlos Paredes, um compositor português que eu não conhecia, que tocava viola portuguesa como ninguém. Já baixei algumas músicas dele no pc, e o tal era bom mesmo. Sugiro que escutem, é divino.
Os professores normalmente liberam a gente quando está rolando algum evento musical nos teatros (sendo que todos os principais teatros da cidade estão relativamente perto de onde estudo).
Essa semana eu vi um concerto em homenagem aos 250 anos de Mozart. Pena que só vi o primeiro dia. Mas é isso, a gente acaba sabendo de eventos que normalmente não saberíamos, já que temos informantes direto da Escola de Música (Lilah Lisboa) que estão sempre por dentro do que acontece na cidade, musicalmente falando. Além de que muitos alunos da minha sala fazem parte de orquestras da Escola, então, mais uma vantagem.
Em um desses concertos tocaram algo da maravilhosa Chiquinha Gonzaga, e tive a oportunidade de "lembrar" que a música dela é boa, de alta qualidade.
Ela é um nome essencial para a história da música brasileira, já que a pianista praticamente abriu portas para que o grande público conhecesse o choro, por exemplo. Este um dos estilos musicais mais bonitos e complexos do Brasil.
Além de que, por ser mulher, eu a admiro em outro sentido também. Por ter nascido no século XIX em meio a todo aquele machismo e ter conseguido se destacar mesmo na "condição" de mulher.
O site de Chiquinha é muito legal. Sugiro que dêem uma olhada.
http://www.chiquinhagonzaga.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário